Bem-vindo ao Blog da SimData

Fique por dentro das novidades!

Quais os principais tipos de NF-e?

Com o Simdata ERP você consegue emitir os principais tipos de NF-e existentes atualmente, que incluem: 

 

NF-e

 

É a versão digital do modelo clássico, é emitida e armazenada digitalmente. É o registro da venda de produtos com cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria Serviços) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e necessita ser emitida junto às Secretarias Estaduais da Fazenda.
É utilizada geralmente entre pessoas jurídicas para circulação de mercadorias, em várias operações comerciais, como vendas, devoluções, transferência, etc. Em alguns casos de serviços também é realizada a emissão de NF-e. Para garantir a operação, no momento da emissão da NF-e, a empresa deve enviar um Documento Auxiliar da Nota Fiscal (DANFE) com o produto.

 

 

NFC-e

 

A Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica é um documento fiscal eletrônico emitido para o consumidor final. É uma alternativa eletrônica aos cupons fiscais emitidos por ECF (Emissor de Cupom Fiscal). Este documento pode ter o DANFE impresso por uma impressora comum, sem a necessidade de permissões e pode até mesmo ser enviado eletronicamente.

O principal objetivo da Secretaria da Fazenda é digitalizar a emissão do cupom fiscal, garantindo maior agilidade na comunicação com a SEFAZ e no repasse de informações fiscais. Deste modo, as vendas registradas podem ser consultadas pelo cliente através do QR Code.

 

 

NFS-e

 

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, é necessária para a comprovação de prestação de serviços de uma instituição para uma pessoa física ou de instituição para outra instituição. 

Esse é um documento fiscal digital necessário para confirmação de prestação de serviço de uma instituição para outra ou para pessoa física. Sua emissão, na maioria das vezes, engloba pequenas e médias empresas. 

A NFS-e deve ser emitida junto à prefeitura em que o CNPJ da sua empresa está registrado. Sua principal diferença é que apenas necessita da Inscrição Municipal, que emite o DANFSE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica), e é um modelo mais flexível.

Exemplos de sua utilização são em empresas Saas, produtos digitais, como cursos online, livros digitais, entre outros. São emitidas por qualquer operadora de serviços, como academias, hotéis, salões de beleza e afins. 

 

 

GNRE

 

GNRE é uma guia que serve para o recolhimento de tributos estaduais. Esse documento existe desde 2016 e foi criado para as transações entre os estados do Brasil. Dessa forma, se torna possível arrecadar e partilhar o ICMS das operações.

É utilizada principalmente por transportadoras que circulam em mais de um estado ou região do país. 

 

 

CT-e

 

Atende principalmente serviços de transporte de carga entre municípios e unidades da federação. É tributada pelo ICMS. 

Até 2012 utilizava-se o modelo manual, agora com o arquivo digital que é emitido em XML, com assinatura digital e autorização da Secretaria de Estado da Fazenda.
Com esse modelo, obtém-se maior rapidez ao processar as faturas e reduzir os custos com transporte e fretamento, diminui-se a possibilidade de erro entre notas e produtos que de fato estão sendo transportados. 

 

 

MDF-e


Tem como principal objetivo a criação de um modelo nacional de documento, que substitui o modelo de papel, que seja válido juridicamente com sua assinatura digital, ele simplifica as obrigações e permite acompanhamento em tempo real das operações comerciais pela Fisco.

O MDF-e deverá ser emitido por empresas prestadoras de serviço de transporte para prestações com mais de um conhecimento de transporte ou pelas demais empresas nas operações, cujo transporte seja realizado em veículos próprios, arrendados, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas, com mais de uma nota fiscal. A finalidade do MDF-e é agilizar o registro em lote de documentos fiscais em trânsito e identificar a unidade de carga utilizada e demais características do transporte.

 

Conte com o Simdata ERP para emitir suas notas fiscais

 

Como você já sabe, as NFs são de extrema importância para qualquer tipo de empresa e, por isso, merecem atenção durante suas emissões. Assim, você evita problemas com os órgãos reguladores e garante processos mais otimizados.

Então conte com o Simdata ERP para ajudar nesse processo. Nossa ferramenta para emissão de notas fiscais vai te ajudar a ter mais segurança, produtividade e assertividade durante as emissões. Acesse o nosso site, fale com nossos especialistas e contrate o Simdata ERP para facilitar a emissão das suas notas fiscais.

© 2021 SimData Sistemas LTDA Todos Direitos Reservado