Bem-vindo ao Blog da SimData

Fique por dentro das novidades!

Além das Fronteiras: A Importância da Declaração de Importação (DI) e da Nota Fiscal de Importação (NFI) no Mundo Empresarial

Além das Fronteiras: A Importância da Declaração de Importação (DI) e da Nota Fiscal de Importação (NFI) no Mundo Empresarial

 

No contexto do comércio exterior, é uma realidade que empresários precisam lidar com uma considerável quantidade de documentos para assegurar uma operação sem contratempos, evitando prejuízos ou, em casos mais graves, a interrupção do transporte de mercadorias. Conforme estipulado noartigo 237 da Constituição Federal todas as encomendas que percorrem os trâmites do comércio exterior devem passar por uma minuciosa ,fiscalização. Essa exigência eleva a preocupação quanto à documentação necessária para viabilizar tais movimentações. Entre os documentos cruciais, a Declaração de Importação (DI) destaca-se como um ponto de partida fundamental. Agora, ao explorarmos a DI, também destacamos a importância da Nota Fiscal de Importação (NFI) no processo, complementando as informações essenciais para uma importação bem-sucedida.

 

Declaração de Importação (DI): O que é?

 

A Declaração de Importação (DI) é um documento que engloba e regulariza todas as informações cruciais referentes ao processo de importação. Trata-se da etapa inicial do despacho aduaneiro,
sendo absolutamente essencial para a concretização da transação e a entrega bem-sucedida dos produtos nas mãos do importador. Dentro dessa documentação, devem constar uma série de informações essenciais, tais como:

Dados sobre a carga:
Essenciais para uma compreensão precisa das características físicas e logísticas da mercadoria.

Informações sobre o importador e comprador: 

Detalhes completos para identificar as partes envolvidas na transação.

Dados sobre o pagamento:

Informações financeiras que estabelecem os termos de pagamento associados à importação.

Meio de Transporte:

Detalhes sobre o modal de transporte utilizado, fundamental para a logística eficiente.

Proveniência e aquisição:

Indicação clara da origem e aquisição da mercadoria, aspectos fundamentais para a conformidade legal.

Valor do seguro:

Informação sobre o valor segurado, contribuindo para a avaliação abrangente do custo associado à importação.

Valor Aduaneiro:

Montante que serve como base para o cálculo de impostos e tarifas aduaneiras.

Classificação Fiscal:

Código que designa a categoria fiscal da mercadoria, um elemento chave para a tributação correta.

 

Nota Fiscal de Importação (NFI): O que é e qual sua importância?

 

Após a entrada na DI emitida pela aduaneira, a empresa prossegue para a emissão da Nota Fiscal de Importação (NFI), onde são registrados os impostos relacionados à importação. A NFI é um documento fiscal que reflete os dados contidos na DI e especifica os tributos a serem pagos. Sua emissão correta é essencial para o correto registro das operações contábeis e fiscais relacionadas à entrada das mercadorias no país.

A correta inclusão dessas informações não apenas atende aos requisitos legais, mas também estabelece uma base sólida para o sucesso do processo de importação, assegurando a conformidade, precisão e eficiência em todas as etapas. Emitir a Declaração de Importação (DI) e a Nota Fiscal de Importação (NFI) oferece diversos benefícios para o lojista, simplificando e aprimorando sua operação no comércio internacional.

Benefícios da Emissão 

 

  • Conformidade Legal:
    Emitir a DI e a NFI asseguram que o lojista esteja em conformidade com as regulamentações e exigências legais relacionadas à importação, evitando potenciais penalidades e problemas jurídicos.
  • Agilidade no Desembaraço Aduaneiro: A DI é um passo essencial para o despacho aduaneiro. Sua emissão eficiente contribui para agilizar o processo de liberação da mercadoria, reduzindo o tempo de espera e garantindo uma movimentação mais rápida das mercadorias.
  • Prevenção de Multas e Interrupções: A emissão correta da DI ajuda a evitar multas e a interrupção da operação, garantindo que a mercadoria seja liberada suavemente e chegue ao destino sem contratempos.
  • Precisão nas Informações: Ao incluir corretamente todas as informações necessárias nesses documentos, o lojista assegura a precisão dos dados relacionados à carga, ao pagamento, ao transporte e outros detalhes cruciais, minimizando erros e retrabalho.
  • Facilidade na Gestão Logística: A DI fornece dados essenciais sobre a carga e o meio de transporte, facilitando a gestão logística do lojista. Essas informações precisas são valiosas para o planejamento eficiente do transporte e a organização do estoque.
  • Controle Financeiro: A inclusão adequada dos dados de pagamento permite ao lojista ter um controle financeiro mais eficaz, garantindo a transparência e a conformidade com os termos acordados.
  • Melhoria nas Relações Comerciais: A emissão desses documentos de forma precisa e eficiente contribui para a construção de relacionamentos sólidos com fornecedores e parceiros comerciais. A transparência nas operações fortalece a confiança mútua.
  • Otimização de Custos: Ao evitar erros e atrasos no processo de importação, o lojista reduz custos relacionados a multas, armazenagem prolongada e outros inconvenientes decorrentes de problemas na documentação.
  • Acesso a Benefícios Fiscais: A correta classificação fiscal na DI pode possibilitar ao lojista o acesso a benefícios fiscais e regimes tributários favoráveis, contribuindo para uma gestão financeira mais eficiente.
  1. Suporte com Ferramentas Especializadas: Plataformas como o Simdata ERP oferecem recursos específicos para dar entrada na sua DI e emissão de nota fiscal de importação (NFI), facilitando o registro das operações contábeis e fiscais relacionadas à entrada das mercadorias no país.

 

Saiba como fazer esse processo usando o Simdata:

Emitir a Declaração de Importação (DI) e a Nota Fiscal de Importação (NFI) não é apenas uma
exigência legal, mas uma estratégia essencial para aprimorar as operações no comércio
internacional. Esses documentos não apenas garantem a conformidade e eficiência, mas também promovem uma posição competitiva mais forte no cenário global. Ao simplificar procedimentos, otimizar custos e fortalecer a transparência nas transações, a DI e a NFI emergem como ferramentas indispensáveis para o sucesso do lojista no ambiente cada vez mais dinâmico do comércio exterior. Este compromisso com a excelência na gestão documental não apenas atende às exigências legais, mas se traduz em vantagens estratégicas.






© 2021 SimData Sistemas LTDA Todos Direitos Reservado